"Foram diagnosticados, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - Hospital S. Francisco Xavier, 8 casos de Doença dos Legionários, informa a Direção Geral da Saúde (DGS), em comunicado.
Peritos da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, bem como da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras e em articulação com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, "reuniram-se para avaliar a situação e definir a resposta adequada ao controlo do surto", lê-se ainda no texto.
A DGS visa, com esta resposta, assegurar o "diagnóstico e tratamento dos doentes", reforçando a vigilância epidemiológica e ambiental e tomar "as medidas necessárias para interromper a transmissão" da doença.
"As entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação que será atualizada quando necessário", diz a DGS.
Em novembro de 2014, o concelho de Vila Franca de Xira foi afetado por um surto de legionela que afetou sobretudo as freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, causando 12 mortes e infetando 375 pessoas.
De todos os casos notificados à Direção-Geral da Saúde, o MP só conseguiu estabelecer o nexo de causalidade em 73 situações, uma vez que nas restantes foi "inviável a recolha de amostras clínicas" ou "não foi identificada estirpe ou a estirpe identificada era distinta da detetada nas amostras ambientais recolhidas".